Dicas na hora da Terraplenagem
Avaliar e adequar o terreno é uma etapa necessária antes de iniciar qualquer obra. Para que as estruturas de base sejam instaladas e o solo seja pavimentado conforme a demanda, o primeiro passo dessa etapa é a terraplanagem.
A terraplanagem de terrenos consiste no processo de aplainar, ao máximo, os locais que receberão intervenções de projetos civis. Terrenos mais acidentados e com grandes desníveis demandam atividades mais intensas, e mesmo lotes praticamente planos em toda a sua extensão precisam passar por esse processo para serem trabalhados.
Quer entender melhor como fazer a terraplanagem de terrenos? Continue a leitura e confira as dicas que selecionamos para ajudar você a acompanhar a preparação do seu terreno!
Avalie qual tipo de máquina será necessário
Além de fazer parte do plano da obra e pesar no orçamento, o aluguel das máquinas de terraplanagem deve ser bem avaliado para que más escolhas não comprometam o entorno. Máquinas muito pesadas, além do trabalho demandado pelo tipo e pelo tamanho do terreno, podem facilmente danificar calçadas e instalações próximas.
Por isso, é importante conhecer o terreno antes de dar início ao processo da terraplanagem. Muitas vezes, são utilizadas máquinas inadequadas, causando diversos problemas no solo, como assoreamento.
Limpe as áreas onde será feita a terraplanagem de terrenos
Antes de cobrir qualquer área com terra, certifique-se de que toda a vegetação (viva ou morta) e qualquer outro tipo de detritos sejam retirados. Se o aterramento e a posterior compactação forem feitos sem a limpeza, o que for deixado entre as camadas de terra vai formar camadas de instabilidade, tirando do solo sua imprescindível solidez.
Contrate profissionais qualificados para fazer a terraplanagem
Por mais nivelado que seja um terreno, ele poderá precisar de terraplanagem. Porém, o que muitas pessoas não levam em consideração é a importância de um profissional qualificado para realizar o serviço — assim, é possível utilizar todas as técnicas corretas para que o terreno fique apto a receber uma obra.
Caso você tenha adquirido um terreno que possui um grande desnível, não se assuste: a terraplanagem pode ser feita em qualquer tipo de terreno. Porém, é preciso ter uma autorização específica para fazer esse serviço. Isso é necessário porque, para qualquer tipo de alteração na topografia original de um local, deve-se ter um projeto de construção aprovado. Então, certifique-se de que está tudo correto antes de iniciar a terraplanagem em seu terreno e evite surpresas desagradáveis!
Verifique a qualidade do serviço realizado
Enfim, você escolheu a empresa e a terraplanagem foi feita e o terreno está pronto para receber a obra. Mas será que o serviço foi realizado com competência? Esse é um ponto importante e que deve ser observado, pois pode comprometer toda a estrutura da sua construção.
Quando a terraplanagem não é executada conforme as normas e as técnicas necessárias, pode provocar problemas no terreno, como deslizamento de terra e até mesmo erosão, comprometendo a obra futuramente. Daí a importância em optar por serviços de qualidade!